Pesquisa em parceria com o Ipea vai subsidiar políticas para a juventude
Desde março, temos trabalhado junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na coleta de dados em Recife (PE), para um projeto que busca um diagnóstico sobre a juventude na América Latina.
A pesquisa, que se destina ao projeto “Melhorando as oportunidades para os jovens vulneráveis: escutando suas vozes para subsidiar políticas públicas”, é uma parceria do Ipea com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDRC), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundación Espacio Público.
Serão entrevistados jovens entre 15 e 24 anos, em 1.530 domicílios da capital pernambucana, possivelmente até meados do mês de maio. As visitas ocorrerão em residências sorteadas aleatoriamente, em bairros de toda a cidade, como Boa Viagem, Espinheiros, Cordeiro e Água Fria. Para o sucesso da pesquisa, a colaboração da população é essencial. Entre os temas abordados nas entrevistas, estão: bem-estar, histórico educacional e profissional, características socioeconômicas, expectativa de vida, habilidades socioemocionais e comportamentos de risco.
O objetivo do trabalho é realizar um diagnóstico minucioso acerca da juventude no Brasil, no Chile, na Colômbia, em El Salvador, no México, no Paraguai e no Uruguai. De acordo com Joana Costa, técnica de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, a grande questão na pesquisa é compreender diferentes aspectos da vida desses jovens a fim de analisar quais são os fatores que afetam suas decisões, como por exemplo, estarem fora da escola ou do mercado de trabalho.
Esperamos, com esse projeto, contribuir com a criação de políticas que ajudem a mudar o cenário de jovens que enfrentam obstáculos para crescerem como indivíduos, estudantes e profissionais.